A Cidade

Tupanatinga é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, é composto apenas pelo distrito sede e pelos povoados de Cabo do Campo, Mata Verde, Boqueirão e Baixa Grande.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º45’12” sul e a uma longitude 37º20’23” oeste, estando a uma altitude de 710 metros. Sua população foi estimada em 26.727[3] habitantes, conforme doados de IBGE. Possui uma área de 795,64 km².

Fronteiras

  • Norte – Com Sertânia, começa na foz do Riacho das Galinhas, no Riacho do Mel, sobe por este até a foz do Riacho Mimoso.
  • Leste – Com Buíque, começa na foz do Riacho Mimoso, no Riacho do Mel, daí em reta para o ponto mais alto da Serra da Mina Grande, daí em reta para a nascente do Riacho Mota, desce por este até sua foz no Riacho do Pinto ou Pilões, desce por este até sua foz no Rio Ipanema, desce por este até a foz do Riacho Mandacaru.
  • Sul – Com Itaíba, começa na foz do Riacho Mandacaru, no Rio Ipanema sobe o Riacho Mandacaru até sua nascente, daí em reta para a nascente do Riacho São Gonçalo.
  • Oeste – Com Ibimirim, começa na nascente do Riacho São Gonçalo, em reta para a extremidade oriental da Serra do Quiridalho, daí em reta para a foz do Riacho das Galinhas, no Riacho do Mel, ponto inicial.

Relevo

O município está localizado no Polígono das Secas. O relevo é movimentado. As altitudes variam entre 650 e 900 metros.

Vegetação

A vegetação nativa é composta pela caatinga hipertermófila.

Hidrografia

O município situa-se nos domínios das bacias hidrográficas do rio Ipanema e do rio Moxotó. Seus principais tributários são os riachos: da Casa de Pedra, do lambedor, Paus de Leite, do Mel, do Socorro, Grota Serra Verde, Mina Grande, do macaco, da Barra, Mandacaru, dos Porcos, Riachão e Mandacaruzinho, todos de natureza intermitente. Ainda há acúmulo de água nas lagoas das Cobras, da Samambaia e do Jucá.

Economia

Agricultura, pecuária e comércio. Principais produtos: Feijão em grão, milho em grão, mandioca e castanha de caju. (Fonte IBGE – Censo Demográfico 2000)

Festividades Tradicionais

  • Festival Multicultural – realizado no período de 2 a 10 de agosto.