InícioCarta de ServiçosServicos Serviço De Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

Secretaria de Assistência Social

Compromissos e Qualidades

Atendimento com presteza e eficiência. Prioritários: beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda, benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Serviço de Serviço De Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

CRAS

Serviço corresponde ao trabalho social com famílias de caráter continuado com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seuacessoeusufrutodedireitosecontribuirnamelhoriadesuaqualidadedevida.

Etapas: Acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos. Acompanhamento familiar. Contra referências. Relatórios. Projetos. Atividades comunitárias e campanhas socioeducativas. Atividades remotas. Promoção ao acesso à documentação pessoal. Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio. Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania. Conhecimento do território. Cadastramento socioeconômico. Elaboração de relatórios e prontuários. Notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. Busca ativa.

Público-alvo

Usuários da Assistência Social, Famílias em situação de vulnerabilidade social

Prestação do Serviço

Demanda espontânea, busca ativa

Prazo para realização

Imediato e contínuo (sem data prevista para término).

Requisitos Necessários
Todos os documentos pessoais da RF e família
Estar inscrito no CADÚNICO
Comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social, localizado mais próximo a residência.
Setores Públicos Responsáveis por dispor do serviço