InícioCarta de ServiçosServicos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa

Secretaria de Assistência Social

Compromissos e Qualidades

Atendimento com presteza e eficiência. Prioritários: beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda, benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Serviço de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa

CRAS

Esse acompanhamento prestado às famílias faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, conforme Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
O PAIF ou PAEFI destinado aos idosos, um dos públicos prioritários do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.
Esse serviço consiste basicamente em fornece um espaço de acolhimento, escuta, convivência, melhoria da qualidade de vida, garantia de direitos e intervenções quando os mesmos forem violados, objetivando ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social e outros.


Etapas do serviço: Triagem; visita domiciliar; avaliação de perfil; inclusão nos sistemas Prontuário Eletrônico e SISC (Sistema de Informação do Serviço de Convivência); abertura do prontuário físico; acompanhamento individual e familiar (de forma contínua e sistemática); inclusão nos grupos de WhatsApp para recebimento de informações (quando for possível); encontros presenciais semanais (quando for possível/viável); encaminhamento e contra referência (quando necessário); relatório circunstanciado e/ou social (quando necessário); e solicitação de concessão de benefício eventual (quando necessário).


Local e horário de atendimento: Quando possível, os encontros presenciais ocorrem no salão do CRAS, nas terças-feiras, das 17h às 21horas. Demais contatos via WhatsApp não possuem horário específico, por se tratar de atendimento remoto. Os atendimentos presenciais ocorrem na sede do CRAS e através de visitas domiciliares com os profissionais responsáveis pela demanda apresentada pelo usuário, nos horários de funcionamento do equipamento das 8h às 16 horas.


Telefone para contato: 87 9970.6720.

Público-alvo

Idosos de 60 anos ou mais

Prestação do Serviço

Presencial, On-line, Telefone/Whatsapp, Entrevistas em rádio, vídeos e encartes educativos/informativos

Prazo para realização

Indeterminado. O ideal é que o idoso seja acompanhado até que a vulnerabilidade inicial seja sanada.

Requisitos Necessários
Carteira de identidade, CPF, NIS (Número de Identificação Social) e comprovante de residência.
Setores Públicos Responsáveis por dispor do serviço