InícioCarta de ServiçosServicos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e Adolescente

Secretaria de Assistência Social

Compromissos e Qualidades

Atendimento com presteza e eficiência. Prioritários: beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda, benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Serviço de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e Adolescente

CRAS

Esse acompanhamento prestado às famílias faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, a partir da aprovação da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
Dentro do leque de possibilidades de trabalho e abordagens articulados ao PAIF está presente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinado às crianças e adolescentes, um dos públicos prioritários do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.
Esse serviço consiste basicamente em fornece um espaço de acolhimento, escuta, convivência, melhoria da qualidade de vida, garantia de direitos e intervenções quando os mesmos forem violados, objetivando ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social e outros.


Etapas do serviço: Triagem; visita domiciliar; avaliação de perfil; inclusão nos sistemas de Prontuário Eletrônico e SISC (Sistema de Informação do Serviço de Convivência); abertura do prontuário físico; acompanhamento individual e familiar (de forma contínua e sistemática); inclusão nos grupos de WhatsApp para recebimento de informações (quando for possível); encontros presenciais semanais (quando for possível/viável); encaminhamento e contra referência (quando necessário); relatório circunstanciado e/ou social (quando necessário); e solicitação de concessão de benefício eventual (quando necessário).


Local e horário de atendimento: Quando possível, os encontros presenciais ocorrem no prédios alugados no bairro Fundec, Carrasco, Centro e áreas rurais, nos dias de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Demais contatos via WhatsApp não possuem horário específico, por se tratar de atendimento remoto. Os atendimentos presenciais ocorrem na sede do CRAS e através de visitas domiciliares com os profissionais responsáveis pela demanda apresentada pelo usuário, nos horários de funcionamento do equipamento das 8h às 16 horas.

Telefone para contato: 87 99821.0012.

Público-alvo

Crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos, residentes do município nos bairros referenciados

Prestação do Serviço

Presencial, On-line, Telefone/Whatsapp

Prazo para realização

Indeterminado. O ideal é que o acompanhamento ocorra até que a vulnerabilidade inicial seja sanada.

Requisitos Necessários
Carteira de identidade, CPF, NIS (Número de Identificação Social) e comprovante de residência da criança e/ou adolescente e dos demais familiares.
Setores Públicos Responsáveis por dispor do serviço