InícioCarta de ServiçosServicos Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Secretaria de Assistência Social

Compromissos e Qualidades

Atendimento com presteza e eficiência. Prioritários: beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda, benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas.

Serviço de Benefício de Prestação Continuada (BPC)

CRAS

É um benefício da assistência social no valor de 1(um) Salário-Mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, vivenciam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais.


Etapas: acolhida, orientação e acompanhamento familiar caso for preciso trazer todos os documentos solicitados caso tenha filhos na residência se for solteiro entra na solicitação do benefício no INSS.


Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço: Imediato e para a concessão vai em média até 60 dias de acordo com o que o INSS avalia.


Prioridades no atendimento: São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.


Previsão de tempo de espera para atendimento: Até 60 minutos.

Público-alvo

Pessoas com deficiência e idosos

Prestação do Serviço

Presencial

Prazo para realização

Imediato e para a concessão vai em média até 60 dias de acordo com o que o INSS avalia.

Requisitos Necessários
Famílias que possui per capita familiar de até ¼ do salário. Todos os documentos pessoais da RF e família e esteja inscrito no CADÚNICO com o mesmo ativo/atualizado.
CPF, RG, Comprovante de Residência e Cadastro Único
Setores Públicos Responsáveis por dispor do serviço