Prefeitura de Tupanatinga participa da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Representantes dos municípios da Sub Grupo Arcoverde participam, nesta quarta-feira 25 de outubro, da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. O evento aconteceu no Auditório da Líder Empresarial, promovido pela RECITEC LTDA – Consultoria Ambiental e Projetos, em conjunto com a SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Na ocasião foi promovido um ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

A atividade foi a segunda do mês e envolveu a participação de representantes dos municípios do Sub Grupo Arcoverde, onde abrange as cidades de Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Pedra, Venturosa e Alagoinha, além da participação de Prefeitos, Presidentes das Câmaras Municipais, Secretários, educadores ambientais, representantes da área de limpeza pública, associação de catadores entre outros.

Na ocasião, o município de Tupanatinga esteve representado através do secretário Francisco Carlos, onde participou dos eixos e atividades importantes dentro da programação ofertada pelos organizadores do referido evento.

“O plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”, explica o gerente da Recitec, Valdemir.

A elaboração do plano foi paga pelo Ministério do Meio Ambiente, através de processo licitatório e percorreu diversas etapas com mobilização social para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nas regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Moxotó e outros.

Ao superar o procedimento de debates e aprovação junto aos municípios, o próximo passo a ser constituído será a entrega final do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Todas as discussões envolvem os representantes dos municípios reunidos pela Recitec, onde haverá a cerimônia de entrega no mês de dezembro na sede da AMUPE.