Tupanatinga participa da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Prefeitura de Tupanatinga participa da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Representantes dos municípios da Sub Grupo Arcoverde participam, nesta quarta-feira 25 de outubro, da reunião de validação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. O evento aconteceu no Auditório da Líder Empresarial, promovido pela RECITEC LTDA – Consultoria Ambiental e Projetos, em conjunto com a SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Na ocasião foi promovido um ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

A atividade foi a segunda do mês e envolveu a participação de representantes dos municípios do Sub Grupo Arcoverde, onde abrange as cidades de Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Pedra, Venturosa e Alagoinha, além da participação de Prefeitos, Presidentes das Câmaras Municipais, Secretários, educadores ambientais, representantes da área de limpeza pública, associação de catadores entre outros.

Na ocasião, o município de Tupanatinga esteve representado através do secretário Francisco Carlos, onde participou dos eixos e atividades importantes dentro da programação ofertada pelos organizadores do referido evento.

“O plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”, explica o gerente da Recitec, Valdemir.

A elaboração do plano foi paga pelo Ministério do Meio Ambiente, através de processo licitatório e percorreu diversas etapas com mobilização social para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nas regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Moxotó e outros.

Ao superar o procedimento de debates e aprovação junto aos municípios, o próximo passo a ser constituído será a entrega final do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Todas as discussões envolvem os representantes dos municípios reunidos pela Recitec, onde haverá a cerimônia de entrega no mês de dezembro na sede da AMUPE.